Exame DNA - Fitness/Saúde

PERFIL GENÉTICO

Os estudos com perfis genéticos possuem enfoques em diversas áreas do conhecimento. Na área médica o perfil genético é utilizado para avaliar determinadas características que podem predispor o paciente ao maior risco de desenvolver uma patologia, fornecer novos marcadores para diagnóstico, auxiliar na escolha do melhor tratamento a ser seguido, auxiliar a predizer a evolução da patologia (prognóstico), entre outras aplicações.
Essas características genéticas, que variam de paciente para paciente, são dadas principalmente pelos chamados polimorfismos genéticos – variações na sequência do DNA. Os polimorfismos genéticos são muito frequentes no genoma humano e estão sendo utilizados na medicina por conseguirem explicar uma variabilidade interindividual de pacientes, por exemplo, para predisposição a uma doença.

Ferramentas genômicas, como a detecção da variabilidade genética e o sequenciamento, são utilizadas para determinar os perfis genéticos dos pacientes em relação às diversas patologias e terapias disponíveis. A estimativa de risco genético para doenças multifatoriais, o estudo da assinatura molecular de tumores e a seleção de doses adequadas de determinados medicamentos com base no perfil genético são alguns exemplos de aplicações importantes dentro da Medicina Genômica, que já podem ser utilizadas na prática clínica.

Algumas áreas já se destacam pela utilização do perfil genético:

- A Nutrigenômica, área da genética dedicada a estudar o perfil nutricional. Destacam-se nessa área os exames: perfil genético de intolerância à lactose, diagnóstico molecular para doença celíaca, perfil para predisposição à obesidade.

- A Farmacogenômica, que estuda como determinados genes influenciam vias de metabolização, absorção e biodisponibilização de medicamentos. Destacam-se exames como o painel para farmacogenética (CYP2D6, CYP2C19, CYP2C9), painel para varfarina (CYP2C9 e VKORC1), IL28b (para resposta virológica sustentada – HCV).

- Predisposição a doenças complexas: disponibiliza exames como a pesquisa do perfil genético para trombofilias, perfil genético para doenças cardiovasculares, perfil genético para Doença de Alzheimer e perfil genético para osteoporose.

Exames Disponíveis:

fitO Perfil Genético para Dieta, Nutrição e Exercício Físico analisa mais de 75 variantes genéticas conhecidas e que possuem importante papel no metabolismo, no exercício físico e na dieta. Por meio da análise desses marcadores genéticos, que são expressos em diversos tecidos do corpo, pode ser realizada uma análise de como o corpo de cada indivíduo processa o açúcar, gorduras, os nutrientes e vitaminas. Esse relatório também avalia como o corpo responde ao exercício, possibilitando traçar estratégias que irão auxiliar a conquista do seu potencial máximo e na manutenção do peso, de forma saudável e individualizada, através do seu Perfil genético. Dieta e exercícios corretos podem ajudar você a:

Atingir seu peso ideal

Você já se perguntou por que uma pessoa perde mais peso que você mesmo quando está numa mesma dieta? Cada pessoa tem sua própria constituição física. Estudos mostraram que aquele que segue uma dieta geneticamente adaptada pode perder muito mais peso se comparado àquele que não segue uma dieta baseada em sua genética. Qual dieta é melhor para você? Baixa caloria, baixa gordura, Mediterrânea ou balanceada?

Melhorar seu desempenho físico

Uma alimentação adequada é importante mesmo se você já estiver no seu peso ideal. Se alimentar da maneira correta pode aumentar sua energia, seu desempenho físico e otimizar sua saúde como um todo.

Aumentar sua energia

Entenda como seus genes influenciam a metabolização de alimentos e vitaminas. Nem todo mundo metaboliza os alimentos da mesma maneira. Uns metabolizam bem carboidratos, outros não. O mesmo acontece com gorduras.

Viver uma vida mais saudável

O que aconteceria se você ingerisse alimentos mais apropriados ao seu tipo físico? Você gostaria de saber se é possível reduzir seu risco para desenvolvimento de doenças como câncer e doenças do coração? Alimentação correta e exercícios podem ajudar.

BENEFÍCIOS PARA VOCÊ:

Manutenção do peso de maneira saudável
Melhoria na performance física e mental
Aumento de energia
Prevenção de doenças

BENEFÍCIOS PARA O PROFISSIONAL DA SAÚDE:

Otimização da resposta clínica
Opções de tratamento mais adequados com base na individualidade dos pacientes
Melhora na performance e condições de saúde gerais do paciente

Sua Dieta Recomendada:

Baixa gordura
Mediterrânea
Balanceada
Baixo teor de carboidratos

Reações a Alimentos:

Metabolismo da Cafeína
Gosto Amargo
Intolerância à Lactose
Rubor Facial Induzido por Álcool

Traços de Comportamento Alimentar:

Lanche
Fome
Saciedade
Desinibição alimentar
Desejo por alimentos

Exercício:

Treinos de resistência
Treinos de força

Resposta a Exercício:

Sensibilidade à Insulina
Emagrecimento
Pressão Sanguínea
HDL Colesterol Bom
Perda de Gordura Corporal

Seu Corpo e Seu Peso:

Efeito Sanfona (Reganho de Peso)
Metabolismo
Níveis de adiponectina
Obesidade

Necessidades Nutricionais:

Vitamina B6
Vitamina B12
Folato
Vitamina A
Vitamina D
Vitamina E

healthAvanços recentes em pesquisa médica identificaram marcadores genéticos associados com muitas condições complexas de saúde. O Perfil Genético para Condições de Saúde Complexas classifica marcadores genéticos para identificar a propensão de uma pessoa para desenvolver doenças comuns. Possuir estes marcadores genéticos não significa que uma pessoa terá a doença, mas indica se ela possui um risco crescente ou decrescente de desenvolver uma condição. A pesquisa científica em genética avança de maneira rápida e significativa, permitindo-nos aprender sobre os nossos genes mais do que jamais imaginamos ser possível. Somos comprometidos em atualizar continuamente nossos serviços de testes a fim de fornecer as informações de maneira atual e inovadora.

O Perfil genético Health DNA Insight possui informações sobre risco genético para as seguintes condições:

Degeneração macular relacionada à idade

Diabetes tipo 1

Infarto agudo do miocárdio

Lúpus eritematoso sistêmico

Doença de Alzheimer de início tardio

Diabetes tipo 2

Obesidade

Colite ulcerativa

Esclerose lateral amiotrófica (esporádica)

Glaucoma por esfoliação

Osteoartrite