Problemas e Tratamentos

Acne

A acne é uma doença de pele que causa a formação do que chamamos de espinhas. Nossa pele é formada por minúsculos orifícios em sua superfície, aos quais chamamos de poros. Cada poro tem, em seu interior, um pelo e uma glândula sebácea (que produz óleo). Esse óleo ajuda a lubrificar a pele e a remover as células mortas.

acne

Quando as glândulas produzem óleo em excesso, os poros podem ficar bloqueados e sujeira, bactérias e células se acumulam no local. O resultado é o que vulgarmente chamamos de ‘comedão’. O topo do ‘comedão’ pode ser branco (espinha) ou preto (cravo).

Três em cada quatro adolescentes têm acne. Isto possivelmente acontece devido às alterações hormonais dos jovens, as quais causam um aumento na oleosidade da pele. Todavia, a acne pode ocorrer também em crianças e adultos.

O resultado da acne é a formação de crostas e erupções na pele, tais como: cravos, cistos, vermelhidão ao redor das erupções, espinhas e cicatrizes. Os cuidados caseiros, que incluem lavar o rosto com sabonete várias vezes ao dia e não espremer os comedões, bem como os medicamentos vendidos sem receita, podem não resolver o problema. Se a acne piorar, a formação de cicatrizes permanentes pode ser um dos resultados.

A acne ocorre quando os folículos capilares tornam-se congestionados com a oleosidade e células mortas da pele. Acne mais comumente aparece no rosto, pescoço, peito, costas e ombros. As acnes são lesões que cicatrizam lentamente, e quando uma começa a cicatrizar, outras parecem surgir.

Dependendo da gravidade, a acne pode causar sofrimento emocional e levar a cicatrizes da pele. A boa notícia é que existem tratamentos eficazes disponíveis – e quanto mais cedo é iniciado, menor é o risco de danos à pele ou autoestima.

Esse cenário pode fazer com que o folículo se torne inchado e inflamado, acumulando pus, formando a espinha. Também pode acontecer de o folículo se abrir e escurecer, causando um cravo.

Espinhas são manchas vermelhas e protuberantes na pele, com um centro branco que se desenvolve quando os folículos capilares bloqueados ficam inflamados ou infectados. Bloqueios e inflamações que se desenvolvem bem dentro dos folículos capilares produzem nódulos sob a superfície da pele, chamados de cistos.

TRATAMENTO

Tratar a acne é importante para evitar marcas e cicatrizes no rosto e em outras regiões do corpo, além de melhorar a qualidade de vida. O tratamento depende de cada caso e do grau de acometimento da pele. Deve-se iniciar o quanto antes para evitar quadros mais graves e consequentes sequelas. O tratamento visa desengordurar a pele, desobstruir os folículos e combater a infecção. Para isso, nos casos iniciais, usam-se sabonetes, loções, géis e cremes de uso tópico. Em caso mais grave é necessário a utilização de medicamentos como antibióticos, antiandrogênicos e Isotretinoína.

• Limpeza de pele é indicada para remover os cravos, impedindo que sofram infecção. A frequência das sessões varia de acordo com o quadro clínico e a resposta ao tratamento.
  • Peelings químicos – em suas aplicações profundas apresentam resultados mais imediatos mas também aumentam os riscos de efeitos colaterais e o desconforto durante e após o procedimento. Além de clarear as manchas, os peelings melhoram a textura e qualidade da pele.
  • Peeling Cristal e Diamante – remove as camadas mais superficiais da pele, uniformizando e melhorando o seu aspecto. Muitas vezes é usado em associação com o peeling químico, pois facilita a penetração dos ácidos, potencializando o seu efeito.
  • Na Carboxiterapia, para o tratamento de cicatrizes de acne, usa gás carbônico medicinal purificado que é injetado na derme (camada da pele) para estimular as células fibroblásticas a produzirem colágeno. Dessa forma, ocorre uma melhora do turgor e elasticidade, resultando numa aparência de pele firme e retraída, com melhor aspecto das cicatrizes de acne.

Rua Santa Rita, 411 - Centro - Garopaba/SC

Informações e Agendamento (48) 3254-6760